sábado, 19 de novembro de 2011

TVE exibe reedição do Balançando o Ganzá sobre religiões Afro

O programa vai ao ar neste sábado, dia 19, às 11.


Dando sequência à campanha intitulada “IZP no Mês da Consciência”, a TV Educativa de Alagoas (TVE), emissora integrante do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), exibe neste sábado (19), às 11horas, reedição do programa “Balançando o Ganzá” sobre Religiões de Matriz Africana. Idealizado pelo saudoso folclorista Ranilson França, o programa que retrata os folguedos e a cultura popular do nosso estado, voltou a fazer parte da programação da emissora repaginado, com nova identidade visual e linguagem de documentário.

Os telespectadores vão acompanhar entrevistas feitas pelo saudoso professor Ranilson França com os Babalorixás Pai Célio e Pai Maciel e a Yalorixá Mãe Neide. Os sacerdotes de Matriz Africana falam sobre a Umbanda e o Candomblé, dos rituais e crenças de cada um e do sincretismo religioso no Brasil.

Falam também sobre a presença destas religiões em Alagoas e da discriminação sofrida por seus adeptos. O Pai Maciel explica ainda o significado das Cerimônias realizadas na Serra da Barriga, em União dos Palmares.

O programa Balançando o Ganzá tem reapresentação às terças-feiras, às 11h15, e às sextas-feiras, às 7h45. As estréias são sempre aos sábados, às 11h. Na próxima semana, a emissora vai exibir reedição sobre a comunidade remanescente de quilombo, a comunidade de Muquém.


Fonte: Iranei Barreto / Ascom IZP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!