domingo, 15 de julho de 2012

Alagoas tem o Dia de Resistência da Religiosidade Afro-brasileira


A Secretaria da Mulher, Cidadania e dos Direitos Humanos, a Casa de Iemanjá (Pai Célio), CEUON (Pai Marcos), Casa de Nanã (Mãe Miriam) e LEGIONIRÊ (Pai Manoel do Xoroque) e todos que fazem a Rede Alagoana de Comunidades Tradicionais Afro Brasileira informam que na última sexta-feira (13.07) foi instituído que o dia 08 de dezembro é Dia de Resistência da Religiosidade Afro brasileira - DIA DE IEMANJÁ.


LEI Nº 7.384, DE 12 DE JULHO DE 2012.

INSTITUI NO CALENDÁRIO OFICIAL DO ESTADO DE ALAGOAS O DIA DE RESISTÊNCIA DA RELIGIOSIDADE AFRO- BRASILEIRO – DIA DE IEMANJÁ, A SER COMEMORADO NO DIA 8 DE DEZEMBRO DE CADA  ANO.

O GOVERNADOR DO ESTADO DE ALAGOAS
Faço saber que o Poder Legislativo Estadual decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º Fica instituído no calendário oficial do Estado de Alagoas o Dia de Resistência da Religiosidade Afro-brasileira – Dia de Iemanjá.
Art. 2º A data deverá ser comemorada anualmente no dia 8 de dezembro, em todo o Estado.
Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

PALÁCIO REPÚBLICA DOS PALMARES, em Maceió, 12 de julho de 2012, 196º da Emancipação Política e 124º da República.


TEOTONIO VILELA FILHO

Governador



A Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial em Alagoas (Cojira-AL) acredita que essa é uma iniciativa admirável, ainda mais, quando nesse ano encontra-se em evidência o Centenário do Quebra de Xangô. Porém, esperamos que os toques e oferendas não tenham mais que enfrentar intimidações, proibições e delimitações de áreas para serem executados. Parabéns a todos os adeptos das religiões de matrizes africanas e simpatizantes por mais essa conquista. Axé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!