domingo, 18 de novembro de 2012

IZP lança 2ª edição do projeto IZP no Mês da Consciência Negra


TV e Rádios educativas participam do projeto IZP no Mês da Consciência Negra

 
Iranei Barreto – Jornalista / Ascom


O Instituto Zumbi dos Palmares (IZP) lança, pelo segundo ano consecutivo, o projeto IZP no Mês da Consciência Negra, que tem como propósito lançar um olhar sobre a história e a cultura afro-brasileiras, estimulando o debate, o conhecimento e a reflexão sobre os desafios, contribuições e diferenciais da comunidade afrodescendente.

Para isso o IZP idealizou uma programação especial envolvendo todas as suas emissoras – Rede Educativa FM, Difusora AM e TV Educativa –, que veicularão edições especiais, spots, institucionais, além de cobertura de atividades realizadas durante o mês de novembro na capital e interior do Estado.

Um dos destaques desta edição será o programa IZP no Mês da Consciência Negra, especial realizado diretamente do estúdio da Rádio Educativa FM (Maceió), com transmissão também pelas Rádios Educativa FM Arapiraca e Porto Calvo; e Rádio Difusora de Alagoas. O programa de entrevistas e musical contará com cinco edições, cada uma tratando de um tema específico, e irá ao ar de 19 a 23 de novembro.

Nos dias 19 e 20, a série vai discutir Ações Afirmativas em Alagoas, fazendo respectivamente, um panorama e uma reflexão sobre a atuação de instituições públicas e privadas em favor da Igualdade Racial. Dia 21 será a vez de falar sobre os 100 anos do Quebra de Xangô; dia 22, a série vai tratar da relação dos Afrodescendentes com a Arte no Brasil, partindo do período colonial até os dias atuais.  O encerramento, que acontece dia 23, no Restaurante Akuaba, vai destacar a Construção dos afro-brasileiros para a nossa cultura.



A apresentação é do jornalista e radialista Marcos Guimarães, com participação especial do historiador Zezito Araújo. O programa tem o apoio da Secretária de Estado da Comunicação, Fundação Cultural Palmares, Comissão de jornalistas pela Igualdade Racial de Alagoas (COJIRA-AL), e Restaurante Akuaba.

“Eu fico lisonjeado de mais uma vez participar dessa atividade e este ano com uma responsabilidade ainda maior por está representando a Cojira nesta parceria”, diz o jornalista Marcos Guimarães. “É um canal que se abre para discutir temas importantes relacionados às questões de igualdade racial, e que deve permanecer aberto em outras oportunidades,” destaca. 

O historiador Zezito Araújo, que estreia nesta edição como convidado especial, fala sobre os benefícios que o projeto pode proporcionar. “Eu vejo essa iniciativa como uma possibilidade de tornar algumas discussões públicas atingindo grande parcela da população alagoana através dos veículos do IZP, e por outro lado, o projeto traz uma variedade de temáticas que possibilita uma discussão sobre a realidade da população negra brasileira”.

Com essa iniciativa o IZP busca dar maior visibilidade a questões e temáticas importantes para o fortalecimento da cidadania, cumprindo assim a sua missão enquanto órgão que reúne as emissoras educativas em Alagoas”, ressalta o diretor-presidente do IZP, jornalista Marcelo Sandes. “Além do envolvimento dos diretores e servidores do Instituto, através das nossas emissoras, nesta edição temos a satisfação de contar com a colaboração de parceiros importantes e engajados, o que por certo fortalecerá ainda mais o projeto” diz.

Institucional - Além da série especial nas rádios educativas, também serão veiculados ao longo da programação nessas emissoras institucionais com conceitos importantes para o Movimento Negro, mas pouco divulgados pela grande mídia e que podem facilitar o entendimento dos ouvintes sobre a importância da temática. O projeto prevê ainda o institucional “Batuque Vindo da África”, com informações sobre alguns instrumentos musicais originários daquele continente que se incorporaram à cultura brasileira.

A iniciativa conta ainda com o blog www.izpnomesdaconsciencianegra.blogspot.com contendo postagens das edições de 2011 e 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!