sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Tambor Falante discute Racismo Institucional e o Estatuto da Igualdade Racial

Na Década Afrodescendente em que se faz necessário ampliar o diálogo a respeito das mudanças de conceitos e a legitimação pela ocupação de espaços na sociedade, o Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô realizará o projeto TAMBOR FALANTE sobre o tema RACISMO INSTITUCIONAL E ESTATUTO DA IGUALDADE RACIAL”. O evento será neste sábado (02/09), às 15h, no Ilé N’ifé Omi Omo Posú Betá (Casa de Axé coordenada por Mãe Miriam), localizado na Rua Dr. Luiz Campos de Teixeira, 290 – Ponta da Terra – em Maceió.  

O diálogo será conduzido por facilitadores ativistas do movimento negro: o jornalista Nuno Coelho, Coordenador de Relações Institucionais dos APNs e Conselheiro Titular do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR) do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania. E a psicóloga Vanda Menezes, feminista, perita criminal e ex-secretária da Mulher do Estado de Alagoas.

Para abrilhantar ainda mais o evento, seguindo a proposta de prestigiar a cultura afro-brasileira, o encerramento terá performance artística do grupo Samba de Roda Posú Betá. Com entrada franca, o encontro visa trabalhar as questões do pertencimento étnico racial e reúne ativistas dos segmentos afros, integrantes de grupos artísticos, produtores culturais, lideranças de movimentos sociais, povos tradicionais, religiosos de matrizes africanas, pesquisadores, estudantes e simpatizantes da causa. 

O projeto – “TAMBOR FALANTE: Refletindo, Debatendo e Transformando Realidades” foi selecionado no Prêmio Eris Maximiniano 2015, na categoria Cultura Afrobrasileira, uma realização da Prefeitura de Maceió por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac).   Com este encontro, chegamos a última edição, da proposta de realizar cinco (5) encontros de formação/debates utilizando os aspectos culturais na formação sociopolítica da população afrodescendente, que desencadeará a produção de um livro e DVD sobre os temas discutidos.

O Anajô é uma organização não-governamental fundada em dezembro de 2005, vinculada aos Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs), instituição nacional do Movimento Negro que encontra-se presente em 14 estados brasileiros. Promove atividades de formação sobre a história do Quilombo dos Palmares; pertencimento étnico; conjuntura sociopolítica da população afro-brasileira; ações de combate ao racismo e preconceitos correlatos.

SERVIÇO:

Tambor Falante sobre RACISMO INSTITUCIONAL E ESTATUTO DA IGUALDADE RACIAL”
Data: 02/09/2017 (Sábado)
Hora: 15h
Local: Ilé N’ifé Omi Omo Posú Betá (Coordenada por Mãe Miriam) 
Rua Dr. Luiz Campos de Teixeira, 290 – Ponta da Terra (Mesma Rua da Escola Estadual Luiz Campos de Teixeira).                                 
Contatos: (82) 98878-7484 / 99905-3515

ENTRADA FRANCA! 


Fonte: Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!