sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Festa do Ijexá é uma das atrações no mês da Consciência Negra

Evento conta com o apoio logístico do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria Estadual de Cultura e Iteral


O Instituto Bem Querer, em parceria com o Instituto Legionirê, promove, nesta sexta-feira (10), a décima edição da Festa do Ijexá. O evento conta com o apoio logístico do Governo de Alagoas,por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral).

Com o tema ‘As forças da herança de raízes africanas – Asé Ojú Iyá Omi’, o evento busca difundir e socializar a cultura afro-brasileira, destacando a essência religiosa para a cultura de paz.

 “O evento promove a integração social afro-brasileira e estamos celebrando dez anos desta ação afirmativa com muita propriedade. Dez anos é uma vida, e o intuito desse encontro é naturalizar nossa cultura no combate dos paradigmas e, claro, quebrar a timidez do nosso povo, dizer e mostrar que também temos direito de ocupar os espaços públicos. Essa é uma festa ancestral e estamos cultuando a nossa ancestralidade. Nós não queremos ser tolerados e, sim, respeitados”, destacou Jandha Carvalho, integrante da organização.

A concentração do Xirê de Rua – Ilê Axé Legionirê será na Praça da Assembleia, às 15h, com o pedido de agô aos orixás, o rufar de atabaques (instrumentos sagrados) e a grande roda coordenada pelo babalorixá Manoel do Xoroque.

Em seguida, todos caminharão pelas ruas do Centro de Maceió, em direção à Praça dos Martírios. Até às 20h30 serão realizadas apresentações afroculturais: Afoxé Obáagodó, banda Afro Afoxé, banda Afro Zumbi;, além de capoeira, maculelê e puxada de rede (Arte Brasileira Alagoart, Iyá Capoeira, Berimbau D´Ouro e Raridade Negra) coordenada pelos mestres Besourão, D´Lua, Dumel e mestrando Caveira.

O Ijexá é uma nação africana formada pelos escravizados vindos de Ilesa, na Nigéria, concentrada nas religiões Batuque e Candomblé. Atualmente, a herança cultural resiste como ritmo musical presente nos afoxés.

Mais informações: (82) 98732-9411 / 99610-6636.


Fonte: Ascom/Iteral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!